TEXTO-FONTE - 7º Encontro (20/03/21) São Francisco, um convertido por excelência
- Frei
- 19 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
3º Estágio: Da conversão crística
Legenda dos Três Companheiros, 13-14
13. Certo dia, ao implorar com maior fervor a misericórdia do Senhor, mostrou-lhe o mesmo Senhor que proximamente lhe seria dito o que lhe conviria fazer. Desde esse momento, ficou tão repleto de gáudio, que não cabendo em si de alegria e, mesmo sem querer, externava algo destes segredos ante os ouvidos dos homens. Contudo, falava com cautela e enigmaticamente, dizendo que não queria ir para a Apúlia, mas que realizaria feitos mais nobres e mais ingentes em sua terra.
Como seus companheiros o vissem tão mudado – e de fato, mentalmente já estava afastado deles, embora corporalmente de vez em quando se reunisse com eles – quase por brincadeira perguntam-lhe de novo: “Francisco, queres te casar?” Ele responde-lhes de modo enigmático, como ficou dito acima.
Depois de alguns dias, ao passar perto da igreja de São Damião, foi-lhe dito em espírito que nela entrasse para orar. Tendo entrado, começou a rezar com fervor diante de uma imagem do Crucificado, a qual piedosa e benignamente lhe falou: “Francisco, não vês que minha casa está se destruindo? Vai, pois, e restaura-a para mim”. Trêmulo e atônito disse: “De boa vontade o farei, Senhor”. Entendeu que se dizia daquela igreja que, por ser muito antiga, ameaçava cair logo. Ficou tão cheio de contentamento e tão iluminado por aquela alocução que sentiu em sua alma ter sido realmente o Cristo crucificado quem lhe falou.
14. Desde aquela hora, seu coração de tal modo ficou ferido e derretido ante a memória da Paixão do Senhor, que sempre, enquanto viveu, levou em seu coração os estigmas do Senhor Jesus Cristo, como posteriormente apareceu claramente pela renovação dos mesmos no seu corpo, admiravelmente realizados e clarissimamente demonstrados. Daí por diante, afligiu-se com tanta maceração da carne, a tal ponto que, são ou enfermo, extremamente austero, nunca ou quase nunca quis ser indulgente para consigo mesmo. Por isso, aproximando-se o dia de sua morte, confessou ter pecado muito contra o irmão corpo.
Continue bebendo do espírito deste tema:
- indo ao texto do 7º Encontro: São Francisco, um convertido
por excelência: Da conversão crística
- postando seus comentários;
- ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - São Francisco, um convertido
por excelência: Da conversão crística
Inscreva-se e curta nossos vídeos.
Próximo Encontro: Da graça, sua afeição e ressonância: a conversão crística de São Francisco
#espiritofranciscano #estudosfranciscanos #fontesfranciscanas #freidorvalino #freidorvalinofassini #professormarcosfernandes
コメント