top of page

TEXTO-FONTE - 40º Encontro (06/11/21) Do corpo do Senhor - Resumo

  • Foto do escritor: Frei
    Frei
  • 7 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura


Do corpo do Senhor

ou

Como Deus revela a loucura de sua Paixão por nós


Admoestações, 1, 14-22 - Do Corpo do Senhor



8ª. Parte


Resumo



Diz o Senhor Jesus a seus discípulos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Se “me” conhecêsseis, “certamente” conheceríeis “também meu Pai; e em verdade O conheceis bastante e O vistes. Diz lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta. Diz lhe Jesus: Há tanto tempo estou convosco e não me conhecestes? Filipe, quem me vê, vê também meu Pai”. O Pai habita “numa luz inacessível. O espírito é Deus e a Deus ninguém jamais viu”.


”O espírito é Deus, e a Deus ninguém jamais viu”. Por isso, Ele não pode ser visto senão no espírito, porque “o espírito é que vivifica, a carne de nada serve”. E nem o Filho, no que é igual ao Pai, pode ser visto por alguém de forma diferente que o Pai e o Espírito Santo. Por isso, foram danados todos quantos viram o Senhor Jesus segundo a humanidade, e não O viram e não creram segundo o espírito e a divindade, que seja o verdadeiro Filho de Deus.


Do mesmo modo, todos os que veem o sacramento, santificado pelas palavras do Senhor sobre o altar, através da mão do sacerdote, na forma de pão e vinho, e não veem e não creem, segundo o espírito e a divindade, que seja verdadeiramente o santíssimo corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, são danados, segundo o testemunho do próprio Altíssimo que diz: “Isto é o meu corpo e o meu sangue do Novo Testamento [que será derramado por muitos”], e: “Quem come” a minha carne “e bebe” o meu sangue “tem a vida eterna”. Por isso, o espírito do Senhor, que habita nos seus fiéis, é quem recebe o santíssimo corpo e sangue do Senhor. Todos os outros que não têm do mesmo espírito e presumem recebê-lo, comem e bebem “o seu julgamento”.


E assim: “Ó filhos dos homens, até quando tereis o coração pesado?” Por que não reconheceis a verdade e não “credes no Filho de Deus”? Eis que todos os dias, Ele se humilha, assim como quando desceu “do trono real” para o útero da Virgem; cada dia, vem a nós, sob a aparência humilde; cada dia desce do “seio do Pai” sobre o altar, nas mãos do sacerdote. E como se mostrou aos Santos Apóstolos em verdadeira carne, assim, de igual modo, se mostra a nós no pão sagrado. E assim, vendo a sua carne, eles viam apenas a carne d’Ele, mas contemplando-O com os olhos espirituais, criam ser Ele o próprio Deus; assim também nós, vendo o pão e o vinho com os olhos corporais, vejamos e creiamos firmemente ser d’Ele o santíssimo corpo e sangue vivo e verdadeiro. E desse modo, o Senhor está sempre com seus fiéis, como Ele mesmo diz: “Eis que estou convosco até a consumação do século” .



Continue bebendo do espírito deste tema:


- indo ao texto do 40º Encontro - Do corpo do Senhor - Resumo


- postando seus comentários;


- ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - 40º Encontro - Do corpo do Senhor - Resumo


Inscreva-se e curta nossos vídeos.




Próximo Encontro: 41º Encontro - 9ª parte - Ver com o coração leve



Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

@2018 - Site Franciscano by Frei Dorvalino e Eneida

bottom of page