TEXTO FONTE - 2º Encontro (13/02/21) - A excelência do Exemplo
- Frei
- 13 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
QUE A LUZ DE VOCÊS BRILHE
Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre uma montanha.
Ninguém acende uma lâmpada para coloca-la debaixo de uma vasilha,
e sim para coloca-la sobre o candeeiro,
onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também: Que a luz de vocês brilhe diante dos homens
para que eles vejam as boas obras que vocês fazem e louvem
o Pai de vocês que está nos céus (Mt 5,14-16).
******
Da Encíclica Laudato Si
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
O HOMEM QUE VOLTOU À INOCÊNCIA ORIGINAL
As narrações da criação no livro do Gênesis contêm, na sua linguagem simbólica e narrativa, ensinamentos profundos sobre a existência humana e sua realidade histórica. Estas narrações sugerem que a existência humana se baseia sobre três relações fundamentais intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra. Segundo a Bíblia, estas três relações vitais romperam-se não só exteriormente, mas também dentro de nós. Esta ruptura é o pecado. A harmonia entre o Criador, a humanidade e toda a criação foi destruída por termos pretendido ocupar o lugar de Deus, recusando reconhecer-nos como criaturas limitadas. Este fato distorceu também a natureza do mandato de «dominar» a terra (Cf. Gn 1, 28) e de a « cultivar e guardar» (Cf. Gn 2, 15). Como resultado, a relação originariamente harmoniosa entre o ser humano e a natureza transformou-se num conflito (Cf. Gn 3, 17-19). Por isso, é significativo que a harmonia vivida por São Francisco de Assis com todas as criaturas tenha sido interpretada como uma sanação daquela ruptura. Dizia São Boaventura que, através da reconciliação universal com todas as criaturas, Francisco voltara de alguma forma ao estado de inocência original. Longe deste modelo, o pecado manifesta-se hoje, com toda a sua força de destruição, nas guerras, nas várias formas de violência e abuso, no abandono dos mais frágeis, nos ataques contra a natureza (LS 66).
Continue bebendo do espírito deste tema:
- indo ao texto do 2º Encontro: A Excelência do Exemplo;
- postando seus comentários;
- ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - A Excelência do Exemplo
Inscreva-se e curta nossos vídeos.
Próximo Encontro: São Francisco, um convertido por excelência - 1ª parte: Conversão Ética ou Humana
Que sob a guia do Espírito Santo possamos ser homens e mulheres que saibamos deixar a Luz Eterna brilhar em nossas vidas, assim brilhou na vida de São Francisco, para que possamos retornar as nossas fontes originárias de harmonia com Deus, com o próximo e com a terra!
A importância do exemplo, é empenhar-nos a ser melhor para dar-nos aos outros, assim vou tendo conhecimento de mim mesmo, e aos poucos conseguindo minha autonomia. E isto nos dá muito trabalho pessoal, nos leva tempo e assim a vida é um exemplo por si só, sem ter esse propósito.
Outro aspeto é que o exemplo que sigo é outra pessoa maior que eu, em nosso caso Jesus, é um processo. A frase de Jesus ajuda, na medida que avançamos nesse caminho vamos sendo exemplo para outros, e o mesmo faz referencia a Deus que é a quem seguimos.