top of page

TEXTO-FONTE - 21º Encontro (26/06/21) O Pensamento de São Francisco de Assis e as Fontes Franciscana

  • Foto do escritor: Frei
    Frei
  • 26 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura


2ª Parte

O Pensamento de São Francisco Assis e sua radicalidade



Legenda dos Três Companheiros


[Rubrica]


Estas são algumas coisas escritas por três companheiros do Bem-aventurado Francisco, da sua vida e conversação na veste secular da sua admirável e perfeita conversão, da perfeição da origem e do fundamento da Ordem, nele e nos primeiros Irmãos.


[Epístola]


Ao reverendo pai em Cristo, Frei Crescêncio, por graça de Deus, Ministro Geral, a devida e devota reverência no Senhor, de Frei Leão, Frei Rufino e Frei Ângelo, outrora companheiros, embora indignos, do beatíssimo pai Francisco. Já que, por ordem do próximo passado Capítulo Geral e vossa, os Irmãos estão obrigados a enviar à vossa paternidade o relato dos milagres e prodígios do beatíssimo pai Francisco, que se venham a conhecer e encontrar, pareceu-nos bem, a nós que, embora indignos, convivemos com ele por longo tempo, relatar à vossa Santidade, guiados pela verdade, poucos entre os muitos seus feitos que vimos a pessoalmente ou pudemos conhecer por intermédio de outros santos Irmãos, especialmente de Frei Felipe, visitador das Damas Pobres, Frei Iluminado de Arce, Frei Masseo de Marignano, Frei João, companheiro de Frei Egídio, que do próprio Frei Egídio veio a conhecer muitas coisas, e Frei Bernardo, de santa memória, primeiro companheiro do Bem-aventurado Francisco.


Não nos contentamos em narrar somente milagres, que não constituem a santidade, se bem que a mostrem, mas desejamos mostrar os fatos insignes de sua conversação santa e a vontade do pio beneplácito, para o louvor e a glória do Sumo Deus b e do dito pai santíssimo, e para edificação dos que querem imitar seus passos. No entanto, não escrevemos estas coisas em forma de legenda, pois há tempo, legendas foram escritas sobre sua vida e milagres que Deus por ele operou. Ao invés, colhemos como que de um prado ameno, algumas flores, as mais belas a nosso ver, não seguindo a cronologia da história, mas omitindo muitas coisas postas nas preditas legendas, por ordem, com linguagem não só verídica, mas, também, elegante. Podereis fazer incluir nelas o pouco que escrevemos, se à vossa discrição, parecer justo. Se os veneráveis varões, que escreveram as legendas, tivessem conhecido estas coisas, cremos que não as teriam omitido; ao contrário, ao menos parcialmente teriam ornado com suas palavras e conservado para os pósteros a sua memória. Goze sempre de perfeita saúde vossa santa paternidade no Senhor Jesus Cristo, no qual nós, vossos filhos devotados, humildemente e devotamente nos recomendamos à vossa Santidade.


Dada em Gréccio, aos onze de agosto do ano do Senhor de 1246.




Continue bebendo do espírito deste tema: - indo ao texto do 21º Encontro - O pensamento de São Francisco de Assis e as Fontes Franciscanas - 2ª Parte - Um Pensamento poético, cantante e agradecido

- postando seus comentários; - ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - 20º e 21º Encontro - O pensamento de São Francisco de Assis e as Fontes Franciscanas (1ª e 2ª partes) Professor Marcos Aurélio Fernandes Inscreva-se e curta nossos vídeos.

Próximo Encontro: 22º Encontro - Fontes Franciscanas em nossa Formação ou nossa Formação? #espiritofranciscano #estudosfranciscanos #fontesfranciscanas #freidorvalino #freidorvalinofassini #professormarcosfernandes

Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

@2018 - Site Franciscano by Frei Dorvalino e Eneida

bottom of page