top of page

TEXTO-FONTE - 13º Encontro (01/05/21) São Francisco, um convertido por excelência - Da conversão...

  • Foto do escritor: Frei
    Frei
  • 30 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2021


4º Estágio - DA CONVERSÃO EVANGÉLICA (continuação)

OUVIR, ENTENDER E CUMPRIR OS CONSELHOS

DE CRISTO E, ASSIM, TORNAR-SE MENSAGEIRO DA PAZ E DO BEM



SÃO FRANCISCO ESCRITOR E TEÓLOGO



Legenda dos Três Companheiros, 25 - 26


Como tendo ouvido e entendido os conselhos de Cristo no Evangelho,

mudou logo o hábito exterior e vestiu o novo hábito da perfeição,

interior e exteriormente


Tendo o Bem-aventurado Francisco terminado já a obra da igreja de São Damião, levava hábito eremítico; e trazendo um cajado na mão, andava com pés calçados e cingido com uma correia. Mas, ouvindo, certo dia, durante a celebração da Missa, aquilo que Cristo fala aos discípulos enviados a pregar, a saber: que não levem pelo caminho nem ouro, nem prata, nem sacola, nem alforje, nem pão nem bastão e nem tenham calçados nem duas túnicas e, depois, entendendo estas coisas mais claramente por intermédio do mesmo sacerdote, repleto de indizível gozo, disse: “É isso que eu desejo cumprir com todas as forças”.


Tendo, pois, gravado na memória todas as coisas que ouvira, alegremente esforça-se por cumpri-las; sem demora, largadas as vestes duplas, desde então já não usa o bastão, os calçados, a sacola ou alforje; mas, fazendo para si uma túnica, muito desprezível e tosca, lançada fora a correia, como cinta tomou uma corda. Pondo toda solicitude do coração no modo como pudesse pôr em obra as palavras da nova graça, por instinto divino, começou a fazer-se anunciador da perfeição evangélica e a pregar a penitência em público, com simplicidade. Todavia, suas palavras não eram vazias nem ridículas, mas cheias da virtude do Espírito Santo, que penetravam as medulas do coração, assim que veementemente levavam à estupefação.


Como ele mesmo mais tarde atestou, por revelação divina, havia aprendido esta saudação: “O Senhor te dê a paz”. Por isso, no início de qualquer pregação sua, saudava o povo anunciando a paz. E é certamente admirável, para admitir como milagroso, que antes de sua conversão tinha tido um precursor no anúncio dessa saudação, que andara frequentemente por Assis saudando deste modo: “Paz e Bem! Paz e Bem!" Por isso se acreditou com firmeza que como João, prenunciando Cristo, parou quando Cristo começou a anunciar, assim esse homem, como um outro João precedeu o bem-aventurado Francisco na anunciação da paz e depois de sua vinda não compareceu mais como antes. Pois, de repente, Francisco, o homem de Deus, penetrado do espírito dos profetas de acordo com a palavra profética, logo depois daquele seu precônio, anunciava a paz, pregava a salvação, e com as suas salutares admoestações, muitos daqueles que tinham discordado de Cristo e estavam longe da salvação uniam-se na verdadeira paz.



Continue bebendo do espírito deste tema:


- indo ao texto do 13º Encontro: Da Conversão Evangélica (continuação)


- postando seus comentários;


- ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - 13º Encontro - São Francisco, um convertido

por excelência: Da Conversão Evangélica (continuação)

Professor Marcos Aurélio Fernandes

Inscreva-se e curta nossos vídeos.


Próximo Encontro: 14º Encontro - São Francisco de Assis e suas Ordens


Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

@2018 - Site Franciscano by Frei Dorvalino e Eneida

bottom of page