top of page

TEXTO-FONTE - 12º Encontro (24/04/21) São Francisco, um convertido por excelência - Da conversão...

  • Foto do escritor: Frei
    Frei
  • 24 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

4º Estágio - DA CONVERSÃO EVANGÉLICA


Legenda dos Três Companheiros, 25


Como tendo ouvido e entendido os conselhos de Cristo no Evangelho,

mudou logo o hábito exterior e vestiu o novo hábito da perfeição,

interior e exteriormente


Tendo o Bem-aventurado Francisco terminado já a obra da igreja de São Damião, levava hábito eremítico; e trazendo um cajado na mão, andava com pés calçados e cingido com uma correia. Mas, ouvindo, certo dia, durante a celebração da Missa, aquilo que Cristo fala aos discípulos enviados a pregar, a saber: que não levem pelo caminho nem ouro, nem prata, nem sacola, nem alforje, nem pão nem bastão e nem tenham calçados nem duas túnicas e, depois, entendendo estas coisas mais claramente por intermédio do mesmo sacerdote, repleto de indizível gozo, disse: “É isso que eu desejo cumprir com todas as forças”.


Tendo, pois, gravado na memória todas as coisas que ouvira, alegremente esforça-se por cumpri-las; sem demora, largadas as vestes duplas, desde então já não usa o bastão, os calçados, a sacola ou alforje; mas, fazendo para si uma túnica, muito desprezível e tosca, lançada fora a correia, como cinta tomou uma corda. Pondo toda solicitude do coração no modo como pudesse pôr em obra as palavras da nova graça, por instinto divino, começou a fazer-se anunciador da perfeição evangélica e a pregar a penitência em público, com simplicidade. Todavia, suas palavras não eram vazias nem ridículas, mas cheias da virtude do Espírito Santo, que penetravam as medulas do coração, assim que veementemente levavam à estupefação.


*****

Papa Francisco


Todos têm o direito de receber o Evangelho e os cristãos têm o dever de anuncia-lo, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A Igreja não cresce por proselitismo, mas “por atracção” (EG 14).

*****


Por isso, a intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão «reveste essencialmente a forma de comunhão missionária» (EG 23).

*****


Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede. Mas, todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho. (EG 20).


*****


Papa Bento XVI


Receber o Evangelho é deixar-se plasmar por Ele, para se tornar, pelo poder do Espírito Santo, conforme a Cristo, “ao Filho único que vem do Pai” (Jo 1,14). É o início de uma nova criação: nasce a criatura nova, um povo novo” (VD 50)




Continue bebendo do espírito deste tema:


- indo ao texto do 12º Encontro: Da Conversão Evangélica

- postando seus comentários;


- ouvindo no YouTube: Frei Dorvalino - São Francisco, um convertido

por excelência: Da Conversão Evangélica

Inscreva-se e curta nossos vídeos.


Próximo Encontro: Da conversão evangélica (continuação)


Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

@2018 - Site Franciscano by Frei Dorvalino e Eneida

bottom of page